Arquivos Perdidos

O blog pessoal do Pedro Gabriel sobre RPG

Saldo do II EVRPG

Durante esse final de semana, 26 e 27 de junho de 2010, rolou o II Encontro Virtual de RPG, noticiado em vários lugares da internet RPGística; eu mesmo o fiz aqui no Arquivos Perdidos e também lá no Defensores. Aproveitei pra jogar na maior quantidade de mesas possível, de modo a desfrutar do evento sem sobrecarregar horários — e, para dedicar-me ao máximo às mesas, não joguei duas ou mais ao mesmo tempo, para não dividir minha atenção. No final, joguei em cinco mesas: duas no sábado e duas no domingo (nos dois dias manhã e tarde), e uma ainda na sexta-feira 25, à noite. (Como diria o Ooze, queimei a largada, hahaha!) E o saldo foi tão positivo (como eu já esperava) que decidi falar um pouco como foram essas mesas virtuais.

Mesa Saga de Deanor, do Marlon!

Essa foi a mesa que rolou na sexta-feira de noite. Em virtude do evento, o Marlon (do Defs e do Roleplayer) criou duas vagas na sua longínqua campanha em PBM (Play-By-Multiply no caso) ambientada no mundo de Meliny, contando a saga dos lendários heróis conhecidos como Campeões de Deanor. O Fellipe do Defensor3 participaria dela também, infelizmente não pôde fazê-lo, aí a segunda vaga ficou livre mas não apareceu outro jogador disposto. Estudei um pouco o cenário e o estado atual da campanha e construí um personagem interessante: Jon Volghest, um caçador de demônios e depois também de magos, que infiltrou-se como espião, com a alcunha de Zeo Orephen, em uma das guildas arcanas do mundo. A conexão com o grupo surgiu quando ambos os grupos mandaram-no vigiar o arquimago dos Campeões durante um importante evento mágico, que é o acontecimento do momento na campanha.

Aqui eu senti a dificuldade em inserir um novo personagem em um grupo já estabelecido, além da campanha também já se encontrar com um longo tempo de duração (fará sete anos em 2010), e do longo material gerado em conjunto pelos jogadores. Mas mesmo assim foi muito legal estudar os dois sites de Meliny (um próprio do cenário e um voltado à Saga de Deanor), construir o personagem, e principalmente jogar! Os primeiros atos serviram para situar o personagem no atual estado de coisas, e fazê-lo integrar-se ao grupo; agora estamos envolvidos na primeira prova do torneio que os Campeões estão disputando, envolvendo um esporte mágico muito parecido com o futebol… O sistema utilizado é 3D&T (em transição do Turbo e Super Turbo pro Alpha), mas de uma forma diferente das mesas tradicionais, com os personagens descrevendo seus atos, pensamentos, impressões, tal qual numa história escrita, e com as eventuais rolagens de dado decididas pelo narrador.

Mesa Sob a Torre Negra, do Ooze!

A mesa do Rey rolou pelo sábado de manhã — ele também tinha outra mesa no sábado à tarde, mas esse horário já estava indisponível para mim. Usamos três ferramentas distintas: o Skype para chat e conversação com uma chamada em grupo, o Google Wave para rolagens de dados e o Google Docs para os mapas quadriculados. Com D&D 4E de sistema, tivemos personagens prontos disponíveis (os mesmos do D&D Game Day desse ano, com o lançamento do Livro do Jogador 2 e do Player’s Handbook 3), todos em Lv. 6, e muitos com a fonte de poder psiônica como Balashi, o shardmind psion com que joguei.

Essa mesa foi muito bacana por vários motivos: experimentei efetivamente a 4ª Edição de D&D, a conversação por voz via Skype, e o Google Wave para jogar. Tivemos dois combates massa, um contra uma criatura extraplanar do Caos Elemental com tentáculos que tentava arrastar uma moça da festa em que estávamos, e o outro contra dois otyughs e um carniça rastejador; derrotamos um dos otyughs e empurramos o outro na direção do verme, ambos brigaram até o verme da carniça matar o segundo otyugh e comer seus restos — vencemos um encontro abatendo apenas um dos monstros! Porém, como a aventura ainda não acabou, decidimos eu, o Rey e os outros jogadores em continuá-la em outras sessões online, no futuro próximo. Outro porém foi que o Dan Ramos, que queria participar dessa mesa, inscreveu-se e todo o mais, infelizmente não pôde fazê-lo.

Mesa A Tumba dos Horrores, do Tio Nitro!

Essa foi uma mesa escolavéia! Rolou no sábado pela tarde, usando o Skype para conversação e o Taulukko para rolagem de dados. O dinossauro do RPG Tio Nitro, do Nitro Dungeon,  mestrou uma versão da lendária aventura Tomb of Horrors de Gary Gygax, usando o sistema OGL nacional Old Dragon criado pelo Antônio Mr. Pop, pelo Daniel Ramos (os dois do Paragons) e pelo Fabiano Neme (do Vorpal), com a intenção de resgatar a nostalgia dos velhos tempos de D&Dzinho e seus elementos. No domingo à tarde rolou outra mesa dele, com o OD e outra aventura clássica de D&D, The Lost Caverns of Tsojcanth; o próprio Nitro elaborou as fichas dos personagens em ambas as aventuras, em 5º nível, e eu joguei com Galduk Hammerstrike, um guerreiro anão disposto a vingar a morte da sua amada, morta pelo grande vilão da história, o lich Acererak!

Foi outra mesa muito boa (todas foram, na verdade), pude testar o Old Dragon, a narração compartilhada de histórias (pudemos contar como foi a travessia da floresta pantanosa até a tumba e parte da exploração da mesma, eu coloquei umas aranhas gigantes numa clareira inspirado numa cena de O Hobbit!). Também foi legal a mesa ser ambientada em Forgotten Realms (embora a aventura anteriormente fosse genérica e/ou ligada ao cenário de Greyhawk), ela pode se conectar de alguma forma com a mega-campanha “O Império das Sombras” do Nitro em Faerun; e interpretar Galduk finalmente vingando-se de Acererak, depois de quase morrer esmagado numa armadilha e salvo pelo clérigo, e antes de sofrer uma Bola de Fogo do mago elfo, e bem na barba (coitado… e era pra acertar o Acererak), mas ainda vivendo! E eu ainda vou receber, enviado gratuitamente pelo Pop, um exemplar impresso do Old Dragon Fastplay, pela participação!

Mesa Torneio do Esquadrão Tóquio, minha mesmo!

Domingo de manhã, usando apenas o Taulukko, eu mestrei a minha aventura para 3D&T! Ou o início dela, mas o legal é que continuaremos em sessões posteriores, a próxima para o domingo do final de semana após a RPGCon. Hoje jogaram o casal Taulukko, Gan e Maíra, interpretando o magista Jonah Pray (suspeito que inspirado em John Constantine, é isso?) que quer vingar-se de seu pai e suspeita de sua ligação com o antigo vilão Lorde Dokareion, e a agente do governo Hiroko (inspirada em Ghost in the Shell) designada para infiltrar-se no Esquadrão Tóquio; ambos decidiram participar do torneio, mas com objetivos próprios. O interessante é que esses personagens tornaram a mesa mais séria do que eu pretendia inicialmente, mas tudo bem! Afinal, mestrar é o bem-vindo exercício do improviso! E ficou legal também, seus backgrounds são muito legais de se aproveitar na mesa. E aliás, vou confessar que havia muitos anos que não mestrava, sério mesmo!

Como não havia tanto tempo disponível para a partida nesse domingo que passou, fiz uma apresentação rápida da cidadela de Aketuha, no interior do Monte Fuji, onde ocorre o torneio: uma antiga base de Dokareion, tomada pelo Esquadrão e agora utilizada por eles e outros grupos de Defensores de Tóquio como base. E logo depois passei para a primeira prova do torneio, um combate! Coloquei um combate em duplas, entre Jonah e Hiroko (e há uma interação legal entre os personagens também, com tensão e interesses românticos) e os irmãos Segalli e Olivieri Brossonni, uma dupla de operários italianos, parrudos, narigudos e bigodudos — sim, foi claramente inspirado em Mario e Luigi! Se bem que a maior inspiração foi um crossover dos irmãos encanadores com Ryu e Ken da série Street Fighter (e eles se chamariam Maryu e Luiken, hahahaha! Mas daria muito na cara haha). Eles venceram o combate em dois turnos com a desistência do Olivieri que havia chegado Perto da Morte, e eu improvisei um italiano macarrônico no final, ficou muito engraçado! Próxima sessão terá mais, e até mesmo mais jogadores!

Mesa A Coroa do Rei Goblin, do Daniel Anand!

E pra terminar com chave de ouro, outra aventura old school, agora usando o antiquíssimo D&D Rules Cyclopedia, mestrada pelo Daniel Anand do Rolando20, no domingo à tarde, também usando apenas o Taulukko para rolar dados e desenrolar a aventura. Foi muito divertida também, e marcada pela tensão e risco de letalidade; com atributos rolados em 3d6 na sequência Força-Inteligência-Sabedoria-Destreza-Constituição-Carisma, criei o elfo (que era classe, e não raça) Ytriel, inteligente, estabanado e avoado, com For 10, Int 16, Sab 7, Des 9, Con 14 e Car 13, em 1º nível, e com 2 PVs! Muito azar no Dado de Vida!

Eu e meu colega Mataro, com o guerreiro Cortês, nos embrenhamos em busca da citada coroa, enfrentando escorpiões, quase caindo no Desfiladeiro das Agulhas após uma quase que totalmente azarada travessia de ponte, pegando goblins de surpresa em seu turno de vigia da entrada de seu covil, e botando um worg para dormir com os outros goblins e o seu rei, enquanto descobríamos o Plot Twist acerca da coroa desejada pelo líder dos hobgoblins que atacavam a cidade humana que defendíamos. Cortês levou um golpe no único combate, ficando com 1 PV, e eu não perdi nenhum dos 2 PVs que tinha, e terminamos a aventura com sucesso! E eu bobeei em não ter comigo armas de combate à distância, fiquei receoso pela Des 9, embora tenha levado aqueles equipamentos menores que quase sempre salvam a vida e os joagdores se esquecem, hehehe!

Conclusão!

O saldo desse II EVRPG (foi o primeiro que participei) foi muito positivo pra mim! Tive uns problemas de internet no domingo que foram chatos, mas não atrapalharam as mesas, ainda bem. E eu gostei muito de ter jogado em todas as cinco, espero continuar jogando virtualmente, e que venha o III EVRPG, será que ainda esse ano? Mas quando vier curtirei muito também!

Anúncios

28/06/2010 - Posted by | 3D&T, 3D&T Alpha, Jabaculê, RPG | , , , , , ,

8 Comentários »

  1. Joguei a Coroa do rei goblin também (não na mesma mesa que você mas na seguinte). Foi ilária e fechou com chave de ouro.

    A sua aventura usando 3d&T foi super divertida também, dei muita risada com os irmãos mário =)

    E meu personagem Johan Pray é um misto de (Jhon Constantine HQ da DC, Edward de Full Alquimist animê e Johan de Monster também animê).

    Espero novos jogos mesmo, quero continuar meu char =)
    Só que só ficarei livre dia 17 (depois podemos continuar quinzenalmente), se pra você tudo bem me manda um email e vamos se divertir =)

    E parabéns também pelo resumo do evento ^^

    Comentário por GranKain | 28/06/2010 | Responder

    • Verdade, esqueci de falar que o Anand mestrou duas vezes a aventura, à tarde e à noite.

      E valeu também (comentário, participação, visita no blog, etc.), vamos continuar sim e tudo bem pra depois de 17.

      Comentário por Pedro Gabriel | 28/06/2010 | Responder

  2. Por aqui, o saldo também foi bastante positivo! Perdão por tornar sua mesa mais séria do que esperava rs. Nós estamos nos “estragando” na mesa de Ravenloft ahhaha

    Comentário por Maíra | 28/06/2010 | Responder

  3. Cara, eu queria muito ter participado do II EVRPG, principalmente dessa sua mesa do Torneio de lutas! Como eu te disse a um tempo atrás, estou a horas querendo participar de um game assim… Quem sabe a gente não faz o nosso game entre os Defensores nessa sua aventura?

    Sim, isto foi um pedido. :P

    Abração!

    Comentário por Oriebir | 28/06/2010 | Responder

    • Tudo bem, mas a mesa que mestrei no domingo e que vai continuar arranjou mais jogadores, e agora está meio cheinha ^^ mas podemos fazer outra versão sem problemas! Aí poderemos interpretar nossos alter-egos do Defensores! \o/

      Comentário por Pedro Gabriel | 28/06/2010 | Responder

  4. Eu gostei muito de ter mestrado pra voces no EVRPG e voce se saiu muitissimo bem no D&D 4e. Com certeza jogaremos novamente para terminar aquela aventura!

    Abração

    Comentário por Rey Ooze | 28/06/2010 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: