Arquivos Perdidos

O blog pessoal do Pedro Gabriel sobre RPG

Curtas: expandindo espaços para equipamentos em 3D&T

Resgatando material por mim publicado no Fórum de 3D&T da Jambô, num tópico sobre uma adaptação de Kingdom Hearts, que foi muito bem complementado por esse e-book do Willian (Revista Acerto Crítico e colega Defensor — procurem por um certo anão…).

No Manual 3D&T Alpha, no capítulo sobre Itens Mágicos (iniciado na pag. 1d+117), é dito que um personagem pode possuir apenas uma arma mágica, uma armadura mágica, e dois acessórios mágicos. Entretanto, nos jogos da série Kingdom Hearts, conforme os personagens evoluem, eles adquirem mais slots (espaços; por comodidade continuarei usando o termo em inglês) para armas, armaduras e acessórios. Proponho as seguintes regras para emular essa situação:

→ Um personagem recém-construído possui apenas um slot de arma, um slot de armadura, e dois slots de acessórios (mesmo que não sejam mágicos).

→ Durante a evolução do personagem, ele pode adquirir novos slots das três categorias. Um novo slot de arma custa 10 PEs, um novo slot de armadura custa 10 PEs, e um novo slot de acessório custa 5 PEs.

→ Um personagem pode fazer, sem penalidades ou custo em PMs, uma quantidade de ataques por turno igual ao número de slots de arma que possua. Possuir as Vantagens Ataque Múltiplo ou Tiro Múltiplo permite a um personagem fazer uma quantidade maior de ataques por turno, com uma quantidade mínima de ataques igual ao número de slots de arma do personagem, e uma quantidade máxima igual ao número de slots de arma mais a Habilidade. No caso de armas diferentes, para cada ataque o personagem deve declarar que arma usará antes de rolar a FA.

→ A quantidade máxima de slots de arma que um personagem pode ter é igual ao número de braços que o mesmo tem — ou, considerando uma perspectiva humanóide, igual a 2 mais o número de Membros Extras que o mesmo tenha (claro que há exceções, como os Membros Extras de um Centauro — considerando seu Modelo Especial, tais armas precisam ser adaptadas).

→ Um personagem pode ter uma quantidade máxima de slots de armadura igual ao mínimo entre a Resistência verdadeira e a Armadura verdadeira* do personagem. Podendo usar mais de uma armadura, seus efeitos se acumulam.

→ Um personagem pode ter uma quantidade máxima de slots de acessórios igual ao mínimo entre a Resistência verdadeira e a Habilidade verdadeira* do personagem. Podendo usar mais de um acessório, seus efeitos se acumulam.

Sugestões para variações nas regras acima apresentadas:

→ Uma quantidade máxima de slots de arma igual ao mínimo entre a Habilidade verdadeira* e a Força (para armas de ataques corpo-a-corpo) ou Poder de Fogo (para armas de ataque à distância) verdadeiros do personagem.

→ Trocar todos os mínimos das regras acima para quantidade máxima de slots, por máximos (por exemplo, em vez de mínimo entre Habilidade e Resistência verdadeiros* para quantidade máxima de slots de acessórios, seria o máximo entre Habilidade e Resistência verdadeiros* para a mesma coisa).

* Por Características verdadeiras, entende-se os valores das mesmas que tenham sido compradas por pontos (iniciais mais os de experiência), sem eventuais bônus por magias ou itens mágicos.

PSOne: claro que existem exceções à regra de “um slot, uma arma/armadura/item” como armas de duas mãos, armas grandes de ataque à distância (arcos), duas ou mais armaduras/itens que ocupem o mesmo lugar físico, etc.; aqui deve-se usar o bom senso.

PS2: pode acontecer de o personagem ter mais armas/armaduras/itens do que pode usar; os excedentes claramente ficam guardados/embainhados/desmontados ou inúteis de alguma forma. Se um personagem quiser trocar uma arma/armadura/item que está utilizando por um guardado consigo, além de regras específicas para a ativação e remoção de tais objetos, ainda deve levar uma rodada completa para fazê-lo, desde que não seja interrompido de alguma forma. Pode-se usar os limitadores acima descritos para determinar a quantidade máxima de armas/armaduras/itens que podem ser carregados pelos personagens, mesmo que não estejam sendo utilizados.

Anúncios

15/05/2010 - Posted by | 3D&T, 3D&T Alpha, Curtas, RPG | , , , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: